Foi a Renault quem comprou a Lada, mas quem começará a se aproveitar do negócio será a Datsun, marca de baixo custo que a Nissan pretende lançar em breve. Imagens de patentes revelam que o primeiro sedã compacto da marca, tratado como “projeto NKD 2196” será derivado da plataforma do Lada Granta, modelo que em sua apresentação deixou o então primeiro ministro da Rússia, Vladimir Putin, em saia justa devido a alguns “defeitos bobos” (veja aqui).
Pelos desenhos o Datsun mostra linha mais expressivas e porta-malas maior. A semelhança com o modelo russo é percebida mais facilmente de perfil, embora a traseira seja ainda um pouco parecida. Embora o entreeixos seja o mesmo, o Datsun será maior: 4330 mm de comprimento contra os 4260 mm do Granta.
Mas ainda falta muito para que o Datsun de origem russa chegue ao mercado (leia-se leste europeu,Rússia, Indonésia e Índia) pois o relançamento da marca, extinta desde 1983, só está previsto para 2014. É bom que dá tempo pra Nissan promover algumas melhorias no projeto da Lada.
Fonte | Carobka