A CItroën lançou a linha 2013 da C3 Picasso. A minivan, lançada no início do ano passado, ganhou novos motores, seguindo o exemplo do hatch que lhe nomeou, o C3. Agora, a versão de entrada passa a ser equipada com um motor 1.5, o mesmo 1.4 do antigo C3 aprimorado para adquirir mais potência e diminuir o consumo. O 1.6 agora é o mesmo do Peugeot 308, com a tecnologia Flex Start, que elimina o tanquinho da partida a frio. Outra novidade é a inclusão de uma nova cor, o vermelho Rouge Rubi. Os preços partem de R$ 45.600, já com airbag duplo e freios ABS.
O novo motor 1.5 agora gera 93 cavalos, 11 a mais que na versão anterior. De acordo com a Citroën, as mudanças adaptaram o motor para normas de emissões como o Euro V e a PL6, mudanças estas suficientes para elevar a cilindrada do modelo, agora arredondada para 1.5. Várias peças foram também foram trocadas, a fim de reduzir o peso e aumentar a eficiência do motor, significando também um desempenho mais otimizado – a Citroën garante que 86% do torque é entregue às 2.000 rpm - e consumo mais baixo.
Já o novo motor 1.6 VTi provém do Peugeot 308, dispensando o uso do tanquinho de partida a frio, garantindo mais comodidade e uma partida mais confiável. O motor também se destaca pelo comando de válvulas variável, que confere mais eficiência ao propulsor. A Citroën destaca o bom desempenho deste motor, frisando que 80% do torque do modelo é oferecido a apenas 1.500 rpm. Não é à toa que a Citroën pretende firmar a C3 Picasso como referência de dirigibilidade e desempenho no segmento das minivans: isso não é pouca coisa.
A versão 1.6 pode ser equipada com o câmbio automático AT8 de quatro velocidades, enquanto a 1.5 é oferecida apenas com câmbio manual de cinco marchas. O câmbio automático é programado de acordo com o modo de dirigir do motorista, alternando entre esportivo e econômico, levando em conta também fatores como aderência, relevo, carga do veículo, aceleração, desaceleração e etc). Ela permite também trocas manuais na própria manopla do câmbio.
A C3 Picasso ficará dividida entre a GL, a versão de entrada, que já vem bem equipada: ar-condicionado, freios ABS, airbag duplo, vidros dianteiros elétricos, chave canivete e dentre outros equipamentos figuram entre os equipamentos de série. A GLX manual acrescenta vidros elétricos um toque com antiesmagamento, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, mesas do tipo “avião” para os passageiros traseiros, rádio com CD Player com entrada para iPod com comandos no volante, banco do motorista com regulagem de altura e dentre outros. A GLX automática acrescenta apenas o câmbio automático e um dispositivo que acende a luz do pisca alerta em caso de frenagem repentina.
Já a Exclusive manual conta com ar-condicionado digital, volante revestido em couro e com detalhes cromados, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, para-brisas com sensor de chuva, retrovisores cromados e dentre outros equipamentos. A Exclusive automática compartilha dos mesmos equipamentos. Ambas contam com dois airbags laterais para o tórax e com sistema de navegação MyWay com tela de 7”. Todas contam com três anos de garantia total e garantia anticorrosão por 1 ano.