Já era sabido que o Soul ganharia uma nova geração em 2013, mas até o momento os detalhes do desenho não eram conhecidos. Porém, segundo o blog francês Blogautomobile, as mudanças não serão tão radicais. A Kia está ciente de que o sucesso do Soul está diretamente ligado ao design, e mudá-lo drasticamente poderia ocasionar múltiplas reações no público. A ideia, então, é melhorar concentrar as mudanças no interior (principalmente no acabamento) e aplicar algumas soluções visuais vistas no conceito Trackster.
A solução lembra o Beetle, que ganhou uma nova geração depois de praticamente 14 anos de mercado, sem abandonar sua consagrada silhueta, apenas levemente modificada para lembrar ainda mais o Fusca. No caso do Soul, a nova geração deverá ter mudanças ainda mais sutis nesse caso.
Só no primeiro trimestre deste ano, foram 43.482 unidades vendidas em todo o mundo. É possível que o Soul se apresente logo no Salão de Detroit, em janeiro de 2013, ou posteriormente no Salão de Nova Iorque, em abril, ou no mais tardar em outubro do mesmo ano, em Frankfurt.