Demorou, mas chegou
Há algumas semanas concessionárias Toyota começaram a receber as primeiras unidades do Prius. Tarde, afinal se trata do primeiro híbrido produzido em série no mundo, que no final de 2012 completou 15 anos de mercado. Já há, inclusive, 20 unidades sendo usadas como táxi em São Paulo. Agora é que ele está disponível para o consumidor, mas custa R$ 120.830.
O Toyota Prius se vale de dois motores para atingir ser eficiente. A estrela é o motor elétrico de alto rendimento, que gera até 82 cavalos e 21,1 kgfm de torque. Mas há ainda o 1.8 16v VVT-I de ciclo Atkinson (com tempo de admissão maior que o de ciclo Otto, mais comum) que gera até 99 cv e 14,5 kgfm de torque. Eles são coordenados por uma transmissão CVT e juntos geram até 134 cv, pois nenhum dos dois motores trabalham em potência máxima juntos.
O motor elétrico é alimentado por bateria, que por sua vez é recarregada pelos freios regenerativos do modelo ou por um gerador ligado ao motor à gasolina, sem depender de carga externa. A bateria não necessita de manutenção nem de troca periódica, e sistemas como como compressor do ar-condicionado, bomba d’água e direção são elétricos, tirando do motor 1.8 a esta obrigação, trabalhando mais “leve”.
Quem tira o Prius da inércia é o motor elétrico. O motor térmico só entra em operação a partir dos 40 km/h. O motorista é informado o tempo todo sobre consumo e qual fonte de energia está sendo usada, entre outros itens, por meio do painel digital. Segundo os testes de eficiência do Inmetro o Prius consegue rodar 15,7 km com um litro de gasolina na cidade e 14,3 km na estrada.
O veículo oferece quatro modos de condução, inclusive um apenas elétrico. No normal, a fonte propulsora se alterna conforme as condições de dirigibilidade. Tem ainda o modo econômico e o Power, que prioriza ultrapassagens e retomadas.
Entre os equipamentos destacam-se: bancos e volante revestidos de material sintético ecológico, banco do motorista com regulagem elétrica, pilotot automático, sistema de com com MP3, WMA e Bluettoth com tela de LCD que exibe imagens da câmera de ré, travas e vidros elétricos, controle de tração (TSC), controle de estabilidade (VSC), freios ABS com EBD e sete airbags.