SUV aposta em motor turbo e diversos equipamentos de segurança
Apesar do nome ser o mesmo de um BMW, que por coincidência – ou não – também é um utilitário esportivo, o LandWind X5 não é mais um clone chinês. Seu antecessor, o LandWind X6, também não era, mas também não era bom no que diz respeito a qualidade e segurança. O X5 chega ao mercado chinês no mês que vem para tentar consertar a imagem da LandWind e provar que novas fabricantes chinesas também são capazes de fazer um bom carro.
Os péssimos resultados do X6 em crash-tests motivaram a LandWind a focar mais em segurança passiva e ativa, usando tipos de aço mais resistentes e componentes de fabricantes multinacionais, como Bosch e Valeo. E de quebra ainda conseguiu conferir ao X5 um aspecto original.
Em um primeiro momento o LandWind X5 será comercializado na China em versão única dotada de motor 2.0 Turbo com 190 cv e câmbio manual de seis velocidades e tração dianteira. Mais tarde contará com um motor turbodiesel 2.0 de 140 cv. Entre os equipamentos de segurança figuram seis airbags, controle de estabilidade, control de tração, sensor de pressão dos pneus, cintos pré-tensionadores, freios ABS com EBD, Hill Holder, faróis de neblina que regula o foco em curvas e sensores de estacionamento.
Partida sem chave, sistema de som com MP3, USB e comandos de voz, e sensores crepuscular e de chuva também figuram entre os equipamentos de série. LandWind ainda pensa em exportar o X5 para Rússia e Ucrânia, além de outros mercados onde identificar demanda.