A unidade 500.000 do Ford Ecosport saiu da fábrica e marca um importante feito na vida do utilitário e da Ford Brasil. O modelo é líder de seu segmento, onde atua praticamente sozinho, competindo com versões aventureiras de peruas e hatchs, enquanto possui carroceria própria e mecânica derivada do Fiesta. Outros atrativos são o estilo jovial e a liberdade que o modelo oferece, além do preço atrativo.
Para não dizer que tem só visual off road o modelo é oferecido com tração 4x4. Os motores são 1.6 e 2.0 flex. A opção de câmbio automático também está disponível. No início o modelo foi oferecido com motores 1.6 e 2.0 a gasolina além do 1.0 supercharger, utilizado naquela época pelo Fiesta. O modelo de exportação possui motor 1.4 a diesel.
Apesar de ter pontos negativos como o acabamento o modelo é exportado do Brasil para 10 países, todos da América do Sul. São eles a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, México, Uruguai e Venezuela. Ele também foi exportado para a África e vendido na Angola, Etiópia e Nigéria e para a Ásia onde foi comercializado na Síria e no Líbano. Das 500.000 unidades 244.131 foram exportadas e 246.131 estão no nosso mercado.