A organização responsável pelo Salão do Automóvel de Barcelona anunciou o cancelamento do evento que aconteceria entre os dias 9 e 17 de março desse ano. O motivo é bem claro, veja a lista de montadoras que confirmaram sua não ida ao evento: Seat, Audi, Volkswagen, Skoda, Citroën, Peugeot, Renault, Dacia, Ford, Smart, Mercedes, Opel, Chevrolet, Saab e Nissan. Apenas a Volvo e a Mazda participariam do evento.
O dinheiro que precisa ser gasto para ir até um Salão com boas atrações não pode ser desperdiçado pelas montadoras, que estão economizando o máximo que podem para sobreviverem à crise que fez as vendas caírem 28,1% no ano passado na Espanha. Com essa queda as vendas ficaram em 1,16 milhão de unidades, em 2009 esse número deverá passar para 900 mil com queda de 23%.
O Salão de Barcelona não é o primeiro afetado pela crise. O Salão de Buenos Aires também foi cancelado e poderá ser realizado no ano que vem. O Salão de Tóquio não foi cancelado, mas terá menos montadoras participando, assim como ocorreu em Detroit que mesmo sem a presença de marcas como a Ferrari e a Land Rover conseguiu ser um bom evento com ótimas atrações.