15 de jan. de 2009

DETROIT 2009-FISKER KARMA

fisker-karma038

Exatamente um ano após apresentar, na edição anterior deste mesmo evento a versão conceito do Karma, a Fisker revela a versão de produção, deixando bem claro que o principal público alvo deste modelo será o americano. Em relação ao conceito a carroceria recebeu leves modificações, ficando praticamente idêntica ao conceito. O interior é novo, e agora possui materiais ecológicos. O console recebe um centro de controle com função touch screen de 10,2 polegadas. As novidades não param por aqui.

fisker-karma074

Com exceção da versão de entrada chamada EcoBase as outras duas, EcoSport (sem relação com o carro vendido no Brasil) e EcoChic tem materiais diferenciados como couro vindo de granjas biosustentáveis, materiais feitos de viscose de bambu e aplicações de folhas fossilizadas.

fisker-karma041

Em relação à mecânica, o modelo foi construído sobre um chassi modular feito de alumínio. Dois motores elétricos em conjunto geram 402 cavalos de potência, enquanto o propulsor 2.0 Ecotec turbo que abastece as baterias gera 260 cavalos. Esses 260 cvs não chegam até as rodas, mas os 402 cvs dos propulsores elétricos levam o sedan de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. A velocidade máxima é de pouco mais de 200 km/h. O carro é capaz de andar 80 km sem recarregar as baterias, ou seja, sem gastar uma gota se quer de gasolina. A autonomia total do modelo no modo esportivo, com o motor 2.0 turbo alimentando os elétricos, chega a 480 km. O consumo médio anual é de 43,47 km/l. Não sabemos os métodos da Fisker para obter este resultado.

fisker-karma073

O ex-designer da Aston Martin, fundador da Fisker, anunciou que a companhia espera ter abertas 40 concessionárias até o final do ano. Nada exagerado, considerando que 22 pontos de distribuição já existem, mais de 1.300 pedidos já foram feitos, e a produção anual será de 15.000 unidades. O preço do modelo será de 87.900 dólares, no câmbio de hoje isso totaliza pouco mais de 200 mil reais.

 fisker-karma038 fisker-karma039 fisker-karma041 fisker-karma043 fisker-karma044 production-karma-naias-2009-18 fisker-karma047 fisker-karma052 fisker-karma053 fisker-karma054 fisker-karma059 fisker-karma063 fisker-karma064 fisker-karma065 fisker-karma066 fisker-karma067 fisker-karma068  fisker-karma070  fisker-karma072 fisker-karma073 fisker-karma074 fisker-karma075     fisker-karma080 fisker-karma081 fisker-karma082  fisker-karma084 fisker-karma085 production-karma-naias-2009-1 production-karma-naias-2009-2 production-karma-naias-2009-3 production-karma-naias-2009-4 production-karma-naias-2009-5 production-karma-naias-2009-6 production-karma-naias-2009-7 production-karma-naias-2009-8 production-karma-naias-2009-9 production-karma-naias-2009-10 production-karma-naias-2009-11 production-karma-naias-2009-12 production-karma-naias-2009-13 production-karma-naias-2009-14 production-karma-naias-2009-15 production-karma-naias-2009-16 production-karma-naias-2009-17 fisker-karma083 fisker-karma045 fisker-karma069 fisker-karma071 fisker-karma076 fisker-karma077 fisker-karma078 fisker-karma079