Pra começar bem, mas muito bem esse novo ano, nada melhor do que uma novidade dessas, o novo Ford Mustang Shelby GT500 2010. Esta máquina pode ser definida em poucas palavras: Fantástico; maravilhoso; sonho de consumo, ou qualquer outra expressão, pense você mesmo na sua. Há pouco mais de um mês fomos apresentados ao novo Ford Mustang reestilizado, reestilização que trouxe visual mais moderno para um dos mais, senão o mais famoso muscle-car do século XXI.
O novo Mustang GT500 será apresentado de maneira oficial no Salão de Detroit, que abrirá suas portas ainda nesse mês. O motor é um V8 5.4 sobrealimentado que gera 540 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 70,43 kgfm. Esta versão traz mais esportividade ao modelo, e não só no motor. O visual passa por mudanças que incluem novo pára-choques, nova grade e novo capô, mudanças que o deixam mais agressivo porém sem fugir muito do original. Com não poderia deixar de ser, as tradicionais faixas brancas cortam ao meio a pintura em um tom de azul muito bonito e vibrante. O emblema da Shelby fica na grade, mas alinhado na direita.
O novo aerofólio fica mais destacado da carroceria, diminuindo a vibração do carro quando este estiver em alta velocidade. Na traseira as grandes saídas de escape de 101 mm e diâmetro se destacam facilmente, juntamente com a inscrição “SHELBY” na tampa do porta-malas. As rodas são do tipo estrela com raio duplo e cinco pontas, totalizando 10 raios. No coupé e no conversível elas têm o mesmo desenho, mas são de 18 polegadas no conversível e de 19 no coupé. Os bancos têm faixas imitando as da carroceria do carro. O interior tem acabamento escuro, com detalhes em branco e cinza. As abas dos bancos em couro poderiam ser maiores se considerarmos os mais de 500 cavalos que estão sobre o capô.
Apesar de toda a potência o carro é muito pesado, com 1.773 kg de peso total. A transmissão é manual de seis marchas, mas dessa vez com escaloneamento mais longo, diminuindo o consumo e aumentando a velocidade final. Um sistema autoblocante também está presente no carro. As molas são 17% e 7% mais rígidas nos eixos dianteiro e traseiro, respectivamente. Os pneus têm medida 255/40R19 na frente e 285/25R19 na traseira (no coupé). Assim como o Mustang GT, o GT500 tem controle de estabilidade com modo Sport, que permite um leve “fritada” de pneus antes de entrar em ação. Mais detalhes em Detroit.