O ano de 2008 foi sem dúvidas um dos melhores da história, tanto no sentido de vendas quanto no de lançamentos. Em 2009 essa história deve continuar, apesar da crise econômica internacional que atinge atualmente o mundo. Acompanhe abaixo as principais novidades divididas por marcas, em itálico o que não passa -até agora- de especulação.
Audi
A5 Cabrio: Chega em setembro disputando com Série 3 Cabrio e Mercedes SLK.
Audi Q5: Chega para brigar com X3 e GLK, que também chega esse ano.
BMW
Z4: O lançamento da nova geração do carro acontece em Detroit, em janeiro, mas ele chega ao Brasil ainda este ano.
Chevrolet
Celta/Classic VHCE: O motor 1.0 VHC atual será substituído por um VHCE, com alterações para economizar combustível e aumentar a potência. Essa novidade chega ainda no começo do ano.
Captiva 2.4: O crossover ganhará motor menor para ficar mais barato e conseguir mais vendas. O motor será o Ecotec 2.4 utilizado no Malibu, que gera 169 cavalos. O preço ficará em torno de 80 mil.
Malibu: Por falar no sedan americano, ele chegará para competir com Fusion, Jetta e demais concorrentes na faixa de 100 mil reais, onde se posicionará, ocupando a lacuna entre Vectra e Omega. Chega no primeiro semestre.
Traverse: Sua vinda não é certa em função da crise, mas se chegar custará cerca de 150 mil e disputará mercado com Hyundai Vera Cruz e Kia Mohave.
Vectra/Vectra GT: A dupla ganhará reestilização na dianteira, ficando com estilo mais parecido com o da Chevrolet americana. Os motores poderão ser modificados, abrindo uma porta para que o 2.4 seja utilizado no Vectra GT.
"Viva": Viva é o nome temporário do modelo, que será o novo compacto da montadora. O hatch dará origem a uma picape, uma perua e possivelmente um sedan, assim como um crossover para competir com o Eco. Rumores indicam que o Corsa não sairá de linha com e chegada da nova Família.
Prisma 1.0: O motor VHCE poderá chegar ao sedan, para que este fique mais barato e competitivo no mercado.
Viva Picape: O primeiro fruto do projeto Viva poderá ser uma picape para o lugar da Montana. O nome poderá ser Arizona ou Ventana.
Zafira II: Poderá chegar com visual renovado para enfrentar C4 Picasso e Scénic, mas talvez apenas em 2010.
Citroën
C3 Picasso/SUV: A C3 Picasso chegará em 2010 para complicara vida de Fit e Idea, mas nesse ano sua plataforma originará um off-road leve para competir com Idea Adventure e CrossFox.
C4 5 portas: Com estilo mais comportado que o C4 VTR ele chegará da Argentina em março com motores 1.6 de 110/113 cv e 2.0 de 143/151 cv. Chegará ara brigar com Golf, Stilo, Focus, Vectra GT, entre outros.
C4 Picasso: Menor que a C4 Grand Picasso, já vendida no país, chegará em Março, se destacando da concorrência pelo estilo incomum. A Scénic, menor que a Grand Scénic, chegará também para fazer concorrência à C4.
C5/C5 Tourer: A nova geração da família C5 está mais esportiva e chegará com motores 2.0 e 3.0 V6.
C2 VTS: Com a chegada de vários compactos com alto preço o modelo poderá vir com motor forte como principal trunfo, além do estilo.
Dodge
Trazo C: Fruto de um acordo entre Nissan e Chrysler, disputará o super concorrido segmento de sedas médios. Terá uma vida muito difícil. O motor é o 1.8 do Tiida.
Effa
Lifan: A partir de 2009 os modelos da Lifan, que foram expostos em São Paulo em 2008, serão vendidos no Brasil pega Effa. Os modelos serão o hatch LF520 e sua versão sedan, estes compactos, e o LF620, um sedan médio.
Fiat
500: Uma versão esportiva do pequeno cinquecento será trazida da Itália com motor 1.4 turbo. Será um carro de nicho, concorrente de VW New Beetle, Mini Cooper e Smart Fortwo. Estes últimos também chegarão este ano.
Bravo: A chegada do novo hatch médio da Fiat é incerta em função da crise, seu lançamento poderá acontecer apenas em 2010, ou talvez 2011.
Novo Doblò: O pequeno furgão já foi flagrado com disfarces em algumas ocasiões. Continuará enfrentando o Kangoo para manter a liderança no segmento.
Palio / Linha Fire: O Palio ganhará faróis de dupla parábola, iguais aos do Siena/Weekend/Strada. Com isso a linha Fire atual, formada por Siena Fire, Strada Fire e Paio Fire, ganhará o visual do hatch atual. O hatch ganhará o econômetro do Mille e o sobrenome Economy.
Punto/Idea/Palio Weekend Dualogic: A recente onda de transmissão automatizada, mais barata que a automática tradicional, chegou agora ao compacto premium Punto, à minivan Idea e a perua Palio Weekend. O C3 Automatique e o Polo com câmbio automatizado serão concorrentes do Punto Dualogic
Punto T-Jet: A versão realmente esportiva do Punto terá motor à altura do seu visual, um 1.4 turbo de 152 cavalos. O visual ganha uma “maquiagem” similar à do Punto Abarth na Europa.
Strada “X4”: A Strada inovará mais uma vez e trará a cabine dupla para o mercado das picapes pequenas, apesar de não ser quatro portas. Especulasse que o nome da picape seja ‘Strada X4’. Seu lançamento acontecerá logo após a chegada da substituta da Saveiro.
Ford
Fusion: O sedan médio-grande chega em março para acirrar a briga no segmento. Além do novo visual e acabamento interno o modelo trás agora dois novos motores, um 2.5 no lugar do 2.3 e um V6.
Ranger: Enquanto em outras partes do mundo a Ranger recebe novas gerações, por aqui continua na velha geração e desta vez receberá mais uma reestilização na velha carroceria da década de 90. O motor 2.3 pode virar Flex.
Ka 5 portas/Picape/Sedan: O Ka atualmente passa por um bom momento no mercado, aumentando as chances de uma lista de uma família nova ser criada, com versão cinco portas, picape, a sucessora da Courier, e um sedan para o mercado de compactos.
Kuga: Pode ser importado para encarar Tiguan e CRV, com motor 2.0 e bom acabamento como destaques.
Mondeo: Poderá chegar para roubar vendas de Omega e Passat.
Honda
City: Derivado do Fit, chega no fim de 2009 ou início de 2010 com os motores do monovolume e talvez o 1.8 do Civic. Disputará o mercado de sedas premiuns, contra Polo Sedan, Renault Symbol (á ser lançado) e versões mais baratas de alguns sedas médios.
Hyundai
i30: Chega no primeiro semestre e disputará o segmento dos hatchs médios. Tem como trunfos o desenho moderno e o bom acabamento. A perua i30 CW chegará no segundo semestre do ano.
Tucson Brasileiro: A fabricação deverá ser realizada no Brasil a partir do fim do ano, mas é possível que o verdadeiro objetivo da montadora com esta fábrica seja produzir a próxima geração do carro no Brasil.
i10 e i20: Enquanto o i30 disputa o mercado dos médios chegariam importados para enfrente Picanto e os compactos premium, respectivamente.
Elantra: O sedan poderá ser mais um concorrente no mercado de sedas médios. A boa fama do Tucson seria uma das armas do modelo.
Kia
Cerato: Nova geração do sedan chega com visual mais moderno e novo acabamento, as chances diante dos nacionais são boas, mas preço ficará mais salgado.
Magentis: Nova geração chega em Janeiro para enfrentar sedas na faixa de 75 mil, como Jetta, Fusion e versões mais equipadas de Civic e Corolla.
Mohave: Chega com motor V6 e V8 para enfrentar Hyundai Vera Cruz e Toyota Land Cruiser Prado. Tem estilo americano e amplo espaço interno.
Rio: Vem para rivalizar com C3, Punto e Polo. O desenho não é tão moderno, mas não é ultrapassado. O motor será 1.4 e terá opção automática.
Soul: Será importado da Coréia nas versões mais caras com motor 2.0. É um crossover com estilo inovador e aspectos de minivan. Chega por 70 mil.
Mercedes-Benz
GLK: Com estilo “quadradão” vem para complicar a vida do X3 e do Audi Q5.
CLC – Utilizando o motor do Classe C200 Kompressor de 184 cv o coupé vem para conquistar os jovens com uma boa conta bancária.
Mini
Cooper/Cooper S/Clubman: Os pequenos ingleses chegarão finalmente de maneira oficial ao Brasil. Os motores serão 1.6 na versão Cooper e 1.6 turbo na Cooper S. Estas versões enfrentarão o ForTwo, o 500 e o Soul. A opção Clubman, alongada, também será importada.
Mitsubishi
Pajero Sport: A nova geração já foi mostrada em Moscou e é inspirada na picape Triton. Poderá estrear o motor V6 Flex, que depois poderá chegar até a picape. A produção será um Catalão, Goiás.
Lancer: Poderá ser montado no Brasil em regime CKD, em Goiás. O presidente da Mitsubishi Brasil já negociou a produção do modelo aqui, o que deve começar no segundo semestre de 2009.
Nissan
Livina/Grand Livina: Com sete e cinco lugares chegarão para aposentar a Scénic, da Renault. Os rivais serão, para a versão de cinco lugares, Idea e Meriva, e para a versão de sete lugares os concorrentes serão Xsara Picasso e Zafira. Os motores serão 1.6 e 1.8 Flex.
Murano: A nova geração do belíssimo SUV já foi mostrada fora do país e chegará custando entre 160 e 190 mil reais.
Tiida Flex: O Tiida ganhará motor 1.8 flex, que continua com 125 cv com gasolina e alcançará 128 cv com álcool. Chega no primeiros semestre.
Sentra Flex: O motor do Sentra também será flex no fim de ano, e depois será utilizado no Mégane e outros modelos da Renault.
Peugeot
207 Picape: Rumores dizem que a versão picape do 207, sem nome definido até o momento, já está pronta, mas só chegará no fim do ano após a substituta da atual Saveiro e a Strada “X4”.
308 Sedan: O que sedan chegaria primeiro, na virada do ano, e depois iriam o hatch, a perua e o conversível, em 2010.
Renault
Sandero SUV: O SUV derivado da plataforma do Logan finalmente sairá do papel, terá um “irmão” rodando na Europa, provavelmente com o logo da Dacia. Chegará no final do ano, época em que o Logan poderá receber as mudanças visuais que seu irmão recebeu na Europa.
Scénic cinco lugares: Irmã menor da atual Grand Scénic, chegará para competir com a C4 Picasso. Nesta época sua substituta na Europa estará sendo lançada, com isso pode ser que seu lançamento por aqui se atrase até a chegada da nova geração, atualizada.
Symbol: Montado sobre a plataforma do Clio Sedan substituirá este modelo no mercado e ocupará a lacuna entre Logan e Mégane. Visual é acanhado.
Mégane III: A nova geração já foi mostrada na Europa, e poderá chegar por aqui no final do ano que vem na carroceria hatch. Em 2010 chegariam o sedan e a perua, e somente após isso o conversível e a Scénic chegariam.
Seat
Ibiza/Altea: A Seat até agora é só especulação. Rumores indicam que o Ibiza e a minivan Altea poderiam ser importados, principalmente em função da aparição da minivan no Salão deste ano.
Smart
Fortwo: É pequeno, econômico e fácil de manobrar, bom para quem quer andar na cidade. Preço será salgado, cerca de 70 mil reais, e terá opção conversível.
Suzuki
SX4: O carro seria o terceiro modelo da Suzuki no país, após a chegada do Vitara e do Jimny.
Volkswagen
Eos: Prometido desde 2006 parece que finalmente virá para o nosso mercado. O motor será um 2.0 turbo de 200 cv e seus rivais serão o 307 CC e o Mégane CC.
Gol/Fox/Polo BlueMotion: A linha ecológica da VW Brasil trará modelos com menor resistência à rodagem, pneus “ecológicos”, transmissão alongada e motor 1.6 VHT.
Fox reestilizado: O hatch que vem perdendo vendas receberá mudanças no visual e no acabamento para voltar a brigar com força no segmento. O motor 1.4 deve entrar em cena e matar o 1.0, fraco para o peso do modelo.
Passat CC: Será o segundo modelo mais caro da VW no Brasil, disputando com sedas de alto luxo e tendo seu estilo como principal trunfo.
Polo/Polo Sedan AT: A transmissão automatizada chegará ao Polo e a sua versão Sedan para que eles ganhem um novo fôlego no mercado nacional antes da chegada da nova geração, que poderá matar o Polo Sedan.
Robust: A primeira picape média da VW no país chega no fim do ano com motor diesel, cabine dupla e tração 4x4. Em 2010 chegarão motor a gasolina, ou flex, tração 4x2 e cabine simples.
Saveiro: O nome ainda não está definido, mas ela chegará para encarar a Strada, tendo como trunfos o Visual e a modernidade herdados do Novo Gol. Inicialmente terá apenas motor 1.6.
Tiguan: Chegará em alguns meses, com motor 2.0 turbo de 200 cv para enfrentar Mitsubishi Outlander e Land Rover Freelander. Visual e rede de concessionárias VW serão algumas das vantagens do modelo, além da fama da Volkswagen.
Caddy: O multiuso argentino poderia vir para enfrentar Doblò e Kangoo, mas nada foi confirmado.