O design do Peugeot 3008 não é mais segredo pra ninguém desde a apresentação em Paris do Peugeot Prologue Concept, acompanhado em seguida por muitas fotos espias, algumas delas inclusive com o modelo sem nenhum disfarce. Após tudo isso aqui estão as imagens oficiais do modelo derivado do hatch 308, substituto do 307, que ainda é vendido aqui no Brasil.
Em relação ao hatch o crossover é 9 cm maior, com 4,37 metros de comprimento. A Peugeot poderia ter utilizado a plataforma da 308 SW, que é 10 cm maior que a do hatch, mas isso não aconteceu. O interior tem capacidade para cinco ocupantes e a altura é de 1,64 metros. O interior tem console novo e exclusivo, com desenho atraente e partes reaproveitadas de outros modelos, algo necessário para redução de custos em tempos de crise, ou para obter maior lucro quando a economia estiver normalizada. O acabamento é de qualidade um pouco superior ao do hatch. Um elogio.
Dependendo da versão o modelo possui freio de estacionamento elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, teto panorâmico, diferencial eletrônico com cinco ajustes, sistema "Dynamic Rolling Control" para controlar o balanço da carroceria e projetor do indicador de velocidade no pára-brisas.
A gama de propulsores será formada por duas opções a gasolina, 1.6 VTI de 120 cv e 1.6 THP de 150 cv, e três motores a diesel, 1.6 HDI de 109 cv FAP e duas variações do 2.0 HDI, uma gerando 150 cavalos e a outra 163. O consumo tentou ser melhorado em relação ao 308 hatch, mas o maior peso tornou esta tarefa muito difícil. Mesmo assim o consumo é satisfatório: O 1.6 HDI com câmbio automático consome 1 litro de diesel para percorrer 20,40 km, enquanto o manual faz 19,60 km/l.