Começou hoje a 41ª edição do Salão de Tóquio. Edição marcada pela ausência das grandes marcas ocidentais, mas com a presença das grandes e nem tão grandes montadoras japonesas. O grande destaque do evento é o superesportivo Lexus LFA (clique aqui para vê-lo). O salão vai de hoje até o dia 4 de novembro.
A grande atração da Toyota é o conceito que reedita o AE-86, o FT-86 concept. Ele dará origem ao futuro esportivo da marca. Ele terá tração traseira e será desenvolvido em parceria com a Subaru. O Prius Plug-in Hybrid Concept e o FT-EV II (um iQ movido elétrico) são outros modelos do stand da Toyota.
Na Nissan, a primeira aparição pública do elétrico Leaf foi praticamente ofuscada pelo Land Glider, um veículo de quatro rodas que utiliza o mesmo conceito de inclinação de uma moto. Este conceito poderá chegar ao mercado num futuro muito próximo, e equipado com um motor elétrico.
Já no stand da Honda o destaque é a versão pré-produção do esportivo elétrico CR-Z, o monovolume híbrido Skydeck e o EV-N, um pequeno elétrico inspirado no Honda N360, da década de 60.
Na Subaru, o concept Subaru Hybrid Tourer é a "estrela". Trata-se de um protótipo com portas do tipo “asas de gaivota”, equipado com um motor boxer 2.0 turbo acoplado a dois motores elétricos (um a frente e outro atrás com um total de 40cv). A marca também mostra o esportivo Impreza WRX Carbon.
O PX-MiEV e o i-MiEV Cargo são as grandes novidades da Mitsubishi. O primeiro antecipa um futuro crossover elétrico e o segundo é uma curiosa versão mini-furgão do compacto elétrico i-MiEV, que deverá ser lançado no próximo ano.
A Suzuki aposta também aposta em combustíveis alternativos, exibindo o Swift hybrid Plug-In e o SX4 Fuel-Cell, ambos ainda como conceitos. Na mesma leva, a Daihatsu mostra quatro conceitos de futuros compactos, pensando no trânsito congestionado das grandes metrópoles japonesas.
Com presença discreta, a Mazda, mostra o facelift do Mazda2, que teve sua frente redesenhada de acordo com o novo estilo da marca, muito parecido com o novo Mazda3.
A Lotus, um dos dois construtores não-japoneses presentes, mostra a versão Stealth do Elise e o Exige Scura, uma edição especial que se caracteriza pelo uso de fibra de carbono e pelo motor de 260 cavalos.
Dentre as pequenas montadoras japonesas, o destaque é da Suzucho, que está exibindo no evesto o pequeno esportivo Supasse V. Ele é equipado com um motor 2.3 turbo de 264cv da Subaru. Seu preço é relativamente baixo, em torno dos 50 mil dólares (R$ 85 mil sem impostos).
Fonte | Autoblog