O presidente Lula anunciou ontem (23) que o aumento do percentual de biodiesel misturado no diesel consumido no Brasil subirá de 4% para 5% em janeiro de 2010, decisão que antecipa em três anos a meta traçada pelo Governo.
A medida deve elevar a produção de biodiesel no Brasil para 2,4 bilhões de litros em 2010. Mas o presidente alertou que o país não deve ficar dependente do óleo de soja como principal matéria-prima para o combustível, e também não qer ver o preço do produto subir por causa da demanda.
"Nós não temos o direito de ficarmos dependentes da soja. Será um ledo engano e nós iremos começar a perder politicamente o que ganhamos até agora, porque a soja é um alimento e tem 1 bilhão de seres humanos passando fome no mundo", afirmou.
Segundo o presidente, "é preciso começar a pesquisar e investir em novas oleaginosas, para ter uma maior diversificação da produção de biodiesel". Segundo o Governo, a antecipação da quantidade do Biodiesel na mistura "fortalecerá a posição do Brasil como líder mundial de energias renováveis em escala mundial".