O futuro compacto alemão A1, da Audi, deverá ser mais um “anti-Mini”, atacando com força o nicho de mercado dominado até aqui pelo modelo inglês e que recebeu novos concorrentes de peso como o Fiat 500, Alta Romeo MiTo e, mais recentemente, o Citroën DS3. Enquanto o modelo não é lançado pela marca alemã, novos detalhes foram revelados por um membro do conselho de vendas e marketing da Audi.
Peter Schwarzenbauer revelou que além da versão hatch com três portas irão existir outras carrocerias: "Vamos começar com a variante de três portas com diversas motorizações. Se teremos mais? Repare no que fizemos com a gama A3 - poderemos fazer algo semelhante com o A1”, adiantou Schwarzenbauer.
Ainda em entrevista à revista Car, Peter deixa a entender que o visual será bem semelhante ao conceito Metroproject Concept, da primeira imagem. Tudo leva a crer, então, que versões Sportback com cinco portas e a conversível serão oferecidas, sendo a primeira inspirada no protótipo A1 Sportback Concept.
Em março de 2010, durante o Salão de Genebra, deveremos conhecer o modelo final, que dentro de um ano já estará sendo vendido por aqui. Quando chegar em nossas terras ele será equipado, em um segundo momento, com um propulsor flex, uma grande arma para ganhar mercado no Brasil.