O Departamento Nacional de Trânsito (Denatram) oficializou ontem (29) a conclusão dos aspectos técnicos do projeto que prevê que todos os veículos brasileiros instalem chips a partir de junho de 2011 e que os órgãos regionais de regulamentação do trânsito instalem antenas e desenvolvam sistemas que registrem a movimentação dos veículos pelas cidades.
Esses chips, chamados de Placa de Identificação de Veículos Eletrônica, serão instaladas na parte interna do para-brisa, próximas ao espelho retrovisor central (como aqueles chips usados em pedágios de rodovias), e carregarão informações básicas sobre o veículo.
Isso ajudará as autoridades a rastrear os veículos pelas cidades, podendo conferir se ele está infringindo as regras de rodízio, ou com o IPVA atrasado, ou até mesmo saber por onde um veículo roubado passou, por exemplo.
Não está definido se os Detrans poderão aplicar multas através dos dados do sistema ou cobrar pela instalação dos chips. Mas, a partir de 30 de junho de 2011, todos os carros sairão de fábrica com a identificação eletrônica e todos os carros brasileiros terão o sistema até 30 de junho de 2014. A partir desse prazo, veículos sem o chip serão multados pela mesma lei que proíbe carros licenciados de rodarem sem placa.