Até a próxima quinta-feira acontece no Rio de Janeiro o Challenge Bibendum 2010, um evento organizado pela Michelin a cada 2 anos em um lugar do mundo. Ele visa debater soluções sustentáveis para o transporte urbano e esta é a primeira vez que o evento acontece na América Latina. Mas há um detalhe, ele é fechado para pessoas que trabalham no ramo e para a imprensa.
Foi uma pena que eu tenha chegado tarde, já não dava para testar nenhum carro, triciclo, bicicleta ou moto elétrica que estavam disponíveis para test-drive, a agenda para o dia já estava cheia. Ainda assim foi legal. O presidente Lula esteve na abertura do evento pela manhã, tomara que ele se inspire no evento para propor algum incentivo fiscal a carros híbridos ou elétricos.
Háviam inímeros carros com apelo sustentável, desde o Novo Uno - inclusive o Ecology - até o Audi E-Tron, um esportivo elétrico que é sem dúvida a estrela do Challenge Bibendum. A Peugeot levou o pequeno elétrico BB1, que fez sucesso no ano passado durante o Salão de Frankfurt, e a Citroën levou o Hypnos, um crossover híbrido que esteve no Salão de Paris de 2008.