Boas notícias para o Focus MK3: ele atingiu cinco estrelas no crash test do Euro NCAP (News Car Assessment Programme), um dos mais renomados do mundo. O modelo atingiu notas superiores a 100 em todos os quesitos exigidos no teste. Os modelos testados foram Focus 5 portas 1.6 TDCI, modelo 2011.
Para os ocupantes adultos, o resultado foi bem positivo: o habitáculo permaneceu estável durante a colisão, e as demais partes do corpo foram bem protegidas, exceto pela parte inferior da perna do motorista. A proteção para o peito, cabeça e contra lesões cervicais (no caso de colisão traseira) também foi bem elogiada. A nota final foi 92% de 100%.
Para as crianças, o Focus também foi cuidadoso, embora ele tenha perdido uma fração de ponto ao analisar um “dummy” (os bonecos tecnológicos utilizados nesse tipo de teste) de um bebê de 18 meses, que mostrou-se relativamente desprotegido. Já para as outras crianças, o Focus também alcançou a nota máxima. A nota final foi 82%.
Os pedestres também teriam suas pernas protegidas em um atropelamento, e a área de proteção foi considerada boa. A borda frontal do para-choque resultou em uma boa segurança em todas as áreas em casa de colisão. A nota final foi de 71%.
O resultado foi bom, no geral. Não foi perfeito, algo dificílimo para os carros e montadoras, mas o Focus foi elogiado e a única ressalva ficou por conta do ajuste padrão dos cintos de segurança dianteiros, o que pode fazer com que a Ford realize um recall (ou não). O Focus MK3, de acordo com rumores, chegará ao Brasil apenas em 2013, 3 anos depois de chegar ao mercado europeu e norte-americano. Será que a Ford brasileira vai aprender que esses atrasos não são bons, mesmo com as boas vendas do Focus atual?