O estande da Volkswagen no Salão de são Paulo é, até agora, o que mais possui novidades. O destaque é mesmo o conceito SAR, que dará origem a uma picape média da montadora alemã. O Eos também marca presença, assim como em 2006, mas parece que dessa vez ele vai ser mesmo importado. Ainda em relação aos conceitos a VW exibe no Brasil a SpaceUp!, versão perua do pequeno Up!. Passat CC, Tiguan, Gol Tech, Gol, Polo e Fox na versão BlueMotion, que deverá ser lançada aqui no próximo ano, e o Bora com propulsor 2.0 Flex. Em entrevista a VW afirmou que no próximo ano 16 novidades serão apresentadas no Brasil.
Começando com os conceitos, a VW exibe o conceito SAR, que dará origem a Robust, picape média que será produzida na Argentina. O motor é turbodiesel e a tração 4x4. O carro-conceito possui 5,18 metros de comprimento e design atualizado com as últimas tendências da montadora. O SpaceUp! É outro que atrai muitos olhares. O pequeno tamanho e o bom espaço interno ajudam nessa tarefa. A linha de compactos com motor traseiro é a aposta da Volks para o futuro dos compactos urbanos. Quando for lançado na Europa deverá tomar o lugar ocupado hoje pelo VW Fox.
Agora em relação aos importados. O Eos já foi mostrado no Brasil em 2006, durante o Salão de automóvel. O carro deverá chegar até as lojas da Volkswagen, depois de espera e promessas. O motor é um 2.0 turbo de 200 cv, com transmissão Tiptronic de seis velocidades. Esse mesmo motor e câmbio estarão presentes no Tiguan. O modelo será importado para brigar no segmento de crossovers. O preço não ficará abaixo dos 100.000 reais. O Passat CC, um dos modelos da montadora mais belos em produção, virá para o Brasil, marcando a entrada da montadora no segmento de coupés de quatro portas. O motor será um 3.6 V6 que gera até 300 cavalos.
Chegando mais perto da realidade nacional, a Volkswagen exibe a versão BlueMotion dos hatchs Gol, Fox e Polo. Os modelos serão vendidos por aqui no próximo. Não, nenhum deles tem motor a diesel ou alguma tecnologia hibrida. O propulsor é o 1.6 VHT Flex da versão normal, no entanto os carros sofreram modificações mecânicas para consumir e poluir menos. O gerenciamento da injeção eletrônica, a relação de marchas e o desenho da grade mudam. Este último com a finalidade de melhorar a aerodinâmica. Os pneus são “ecológicos”, as rodas de liga leve são especiais e a suspensão é levemente rebaixada, também com a finalidade de aperfeiçoar a aerodinâmica dos hatchs. O Bora 2.0 Flex também é exposto. O motor já é utilizado no Golf e na linha Polo. A potência com gasolina permanece em 116 cv, enquanto com álcool o modelo desenvolve 120 cavalos.