Alguns meses depois de expor o Polo BlueMotion no Salão de São Paulo a Volkswagen finalmente lança o modelo ecologicamente correto, o primeiro do Brasil. As mudanças mecânicas, no visual com adoção de grade mais aerodinâmica e pneus mais estreitos e com menos resistência à rodagem fazem o modelo consumir 15% a menos que sua versão normal.
O motor é o mesmo 1,6 litros VHT Total Flex que equipa o restante da gama com exceção do GT 2.0 e outros modelos da marca. As mudanças na mecânica incluem novo escalonamento das marchas e suspensão levemente rebaixada, além da reprogramação da injeção eletrônica. Mudanças no visual também contribuem para a economia de combustível. A grade tem novo desenho, mais aerodinâmico, o pára-choques foi levemente modificado e ganhou um spoiler na parte inferior, assim como o pára-choques traseiros. Um aerofólio completa o visual. Os pneus são especiais e tem menos resistência à rodagem.
Tudo isso se resume em economia de combustível. Com álcool o modelo faz 9,1 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Com gasolina esses números passam para 13,7 e 21,1 km/l. Dados da montadora. Além de tudo o que já foi falado sobre o visual a inscrição BlueMotion está na tampa traseira. A única cor disponível será a prata que representa, segundo a Volkswagen, modernidade, tecnologia e preocupação com o meio ambiente.
No interior os bancos têm forração em um tom de azul. A lista de equipamentos possui ar condicionado Climatronic, CD player com MP3 e Bluetooth, rodas de liga leve aro 14 com pneus 165/70 especiais, entre outros. Na lista de opcionais se destacam ABS, airbag duplo, vidros e retrovisores elétricos e o I-System. Além do Polo BlueMotion estavam no Salão as versões ecológicas de Gol e Fox, que deverão demorar um pouco mais para serem lançados.