Tunar uma Ferrari pode parecer loucura, porém, a preparadora alemã Unique Sportcars não acha a mesma coisa, por isso alterou radicalmente o visual e performance da F430. Com potência elevada e carroceria enfeitada com uma série de caveiras estilizadas, detalhe que inspirou o nome da versão: Calavera (crânio em espanhol). Apenas 11 unidades do modelo serão preparadas.
As preparações mecânicas e de suspensão ficaram a cargo da Novitec Rosso, preparadora alemã especialista na modificação de carros da Ferrari. O motor 4.3 V8, que na versão original gera “apenas” 490 cv, ganhou dois compressores mecânicos (supercharged) e uma série de alterações eletrônicas. As mudanças elevaram a potência para 707 cv e o torque subiu de 47,4 kgfm para 72,6 kgfm.
Segundo a preparadora, o F430 Calavera acelera de 0 a 100 km/h em 3s5 e atinge 348 km/h de velocidade máxima. Quer mais números? O carro leva apenas 13s5 para chegar a 200 km/h e em 29s9 o modelo com motor e aerodinâmica aprimorada atinge 300 km/h. Parte deste desempenho é conseguido graças à suspensão ajustável, que se rebaixa automaticamente quando o carro passa dos 80 km/h, melhorando a estabilidade.
No visual, além das caveiras já citadas, o F430 Calavera difere do esportivo convencional pelas rodas aro 20” calçadas por pneus de alta performance, e os spoilers frontal e traseiro, desenhados a partir de longos testes em túnel de vento. O interior segue a mesma tendência da personalização externa, com caveiras estampadas nos bancos e no painel.