A revista britânica AutoCar divulgou uma série de documentos relativos aos planos de um sistema de tração integral com motores elétricos, que a Ferrari pretende implementar em seus futuros modelos. A marca já havia confirmado ter planos de desenvolvimento de uma solução híbrida de seus carros, por causa das exigentes normas de emissões poluentes, que entram em vigor a partir de 2012.
Os documentos, que agora vieram a publico, deixam perceber que o sistema que a marca italiana pretende usar é muito simples. A ideia é fazer mover as rodas traseiras por um motor de combustão, deixando a tração dianteira para um motor eléctrico, o que daria origem a um sistema de tração integral.
Com este tipo de solução, a Ferrari poderá recuperar a energia de frenagem, oferecer mais potencia na aceleração e melhorar a capacidade de tração de seus modelos. Além disso, e dependendo do sistema de baterias que irá usar, os seus modelos poderiam circular em percursos urbanos ou a baixa velocidade exclusivamente com energia elétrica.
Lembre-se que a Ferrari utiliza um sistema de recuperação de energia de frenagem na Formula 1, o chamado ‘KERS’, que é muito semelhante à solução que a Ferrari poderia usar nos seus futuros modelos.