Cópias chinesas de carros famosos, já causam problemas quando vendidos apenas na China, mas a nova geração de imitações prestes a ser vendidas na Europa estão colocando os fabricantes legítimos na defensiva. O último caso agora, envolve o Shuanghuan Noble, um minicarro cujo estilo é derivado do smart fortwo.
A Daimler, proprietária da marca Smart processou, em um tribunal grego, a fabricante China Motors, alegando que seu modelo, o Noble é cópia do Smart fortwo, violando assim o direitos da montadora alemã. Porem a causa foi perdida.
Segundo o juíz que deu a sentença, sua decisão foi tomada após conversar com compradores do modelo Noble, que afirmaram comprar o carro chinês de livre e espontânea vontade, e que em nenhum momento se confundiram quanto a origem do carro. Além disso, o próprio, disse, "não é só a aparência externa que vale, as diferenças técnica também devem ser levadas em consideração".
A China Motors, por sua vez, afirma que o Noble é completamente diferente do Smart, até no tamanho, "tem meio metro de diferença no comprimento dos dois, não da para comparar", disse o advogado da fabricante chinesa. E quando questionado sobre o visual idêntico, ele simplesmente disse: "todo mini carro é igual mesmo".
A decisão é válida unicamente na Grécia, onde o Noble é vendido por cerca de 7.000 euros e o fortwo por cerca de 10.000 euros