A rede brasileira de concessionários Citroën iniciou hoje (26) a comercialização do novo C5. Lançado em 2008 no mercado europeu, o modelo importado da França finalmente chega ao Brasil nas versões sedã por R$ 103 500 e perua por R$ 112 500, que atende pelo nome “Tourer”. Por aqui, o carro chega para brigar contra Ford Fusion, Honda Accord e VW Jetta, entre outros modelos do segmento de sedãs médios.
O motor, é o mesmo da linha C4, o 2.0 litros de 16 válvulas, que gera 143 cv e 20,4 kgfm de torque disponíveis aos 4 000 rpm. Esta é a única opção de motor disponível para ambas as versões do novo C5. Na europa, existe o motor 3.0 V6, mas este não deve vir, devido ao alto preço final.
O câmbio é automático, sequencial de 4 marchas que é de série, assim como a suspensão Hydractive 3 Plus, dispositivo que permite ajustar a suspensão entre os modos "soft", para conforto, ou "sport", mais rígido.
A lista de equipamentos do C5 é bem extensa, comparavel à de modelos como Audi A6 e BMW Série 5. Ela possui de série freio de estacionamento automático, faróis de xenônio direcionais (os mesmos do C4 Pallas), rádio CD player com MP3 e bluetooth, nove airbags (você leu certo!), bancos em couro com apoio lateral e regulagens elétricas e freios ABS com EBD.
Há ainda um sistema de ajuda nas balizas, assim como na linha C4 Picasso, que analisa e informa ao motorista se o espaço disponível em uma vaga é suficiente para o carro estacionar.
Suas medidas são quase as mesmas do C4 Pallas, superando-o por 1 cm em comprimento e mais alguns na largura. O C5 porém, não tem o terceiro volume saliente e tem entre-eixos 11 cm maior, resultando em um amplo espaço interno.
Dimensões:
Comprimento: 4,78 m
Entre-eixos: 2,82 m
Largura: 1,86 m
Altura: 1,45 m
Pota-malas: 439 litros