A fabricante nipônica Nissan Motor, anunciou hoje (23), seu progeto de fabricar 100 mil carros elétricos nos Estados Unidos, tentando se posicionar num setor marcado pelo colapso dos grandes fabricantes norte-americanos.
Sendo a terceira maior fabricante japonesa de automóveis, ela destacou que montará veículos de "emissão zero" e que irá produzir baterias, em sua fábrica de Smyrna, no Estado do Tennesse.
Estes veículos elétricos, cujos primeiros modelos serão apresentados ao público do dia 2 de agosto, no Japão, deverão ser lançados nos Estados Unidos e no Japão em 2010, e devem ganhar o mundo em 2012.
Faz mais de um ano, que a Nissan fecha acordos de colaboração com vários países (Portugal, Cingapura, Israel, Japão e Estados Unidos, entre outros) para criar pontos de recarga para baterias de seus futuros carros elétricos.
O anúncio acontece no dia em que, segundo a imprensa, esperava-se o anuncio da concessão de um empréstimo federal à Nissan para financiar a produção e desenvolvimento destes veículos e baterias.
Fonte: AFP