O “dramalhão acabou após reunião entre a FIA e a FOTA
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a associação de equipes da Fórmula 1 (FOTA, na sigla em inglês), anunciaram hoje (24), que chegaram a um acordo. E apeas ocorrerá um campeonato mundial em 2010. Onde participarão as 10 equipes atuais e 3 estreantes.
“Não haverá qualquer separação, pois chegamos a um acordo sobre a redução de custos. O objetivo, será voltar ao que se gastava no início dos anos 90, em apenas dois anos”, explicou Max Mosley. Que na saída da reunião disse à imprensa, que não irá se recandidatar à presidente da FIA.
As primeiras informações já dizem que Mosley, se afastará desde já da gestão de assuntos relacionados com a Formula 1. Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais e verdadeiro "patrão" da modalidade, ratificou o acordo: “Estou muito feliz, pois o bom senso prevaleceu.”
O novo acordo prevê que a FIA se mantenha como organizativa do esporte, que os regulamentos desta temporada sejam os mesmos na próxima e que as equipas mantenham seus acordos comerciais até 2012. Todas as equipes vão aceitar uma nova versão do Pacto de Concórdia de 1998, ainda em vigôr.
As atuais equipes concordaram em oferecer apoio técnico às três equipes estreant na F1, a partir de 2010.
Lista das equipes inscritas no campeonato de 2010:
Ferrari
McLaren-Mercedes
BMW-Sauber
Renault
Toyota
Brawn GP
Toro Rosso
Red Bull
Williams-Toyota
Force Índia-Mercedes
Campos Meta Team*
Manor Grand Prix*
Team US F1*
*As três equipas estreantes vão utilizar motores Cosworth