A Citroën acaba de revelar as primeiras imagens e detalhes oficiais da nova geração do C3, que chega completamente redesenhado e modernizado, com inspiração no conceito DS Inside. Se a geração atual é simpática, a nova geração tem um ar mais moderno, refinado, elegante e até esportivo. Sem dúvidas o pequeno francês causará dores de cabeça nos rivais.
No aspecto geral o novo modelo lembra bastante a geração atual, principalmente na lateral. Na frente o modelo ganhou mais presença, com faróis e para-choques mais destacados. O enorme para-brisa melhora a visibilidade e a sensação de espaço, além de aumentar a iluminação interna e dar um aspecto de minivan ao hatch que, no Brasil, é bastante apreciado pelas mulheres.
O modelo possui apenas 3,94 metros de comprimento, com 1,71 m de largura. O porta-malas possui capacidade para 300 litros, razoável para o seu segmento, mas cinco litros menor que a geração atual. Diferença insignificante. O interior é muito bonito e, visualmente, parece ter um acabamento de ótima qualidade para seu segmento. Um dos destaques desse habitáculo é o sistema de navegação com tela LCD no console central.
A gama de propulsores ainda não foi revelada por completo, mas o menor motor será um HDi de 90 cavalos de potência, com emissões inferiores a 99g/km de CO2. O restante da gama, ou pelo menos uma boa parte, virá da geração atual. Apenas no próximo ano o modelo deve receber propulsores novos a diesel e gasolina, com tecnologia Stop & Start de segunda geração, com emissões menores que 90 g/km de CO2 nos motores diesel e 100 g/km de CO2 nas opções a gasolina.
Maiores detalhes só aparecerão daqui dois meses e meio, na apresentação oficial do hatch durante o Salão de Frankfurt. Ainda não sabemos quanto tempo vai levar para este modelo desembarcar no Brasil, mas com certeza se for oferecido com preço razoável causará uma forte dor de cabeça para os executivos das concorrentes. Infelizmente, o sistema de navegação com tela LCD não deve chegar por aqui.