A empresa britânica Riversimple apresentou seu pequeno compacto de dois lugares movido exclusivamente a hidrogênio, o Urban Car.
Segundo a empresa britânica esse será o primeiro carro a hidrogênio com preço acessível, e se apresenta como uma solução para alguns dos problemas da indústria automotiva atual.
O Riversimple Urban Car não só promete alcançar níveis de eficiência nunca antes conseguidos com células de combustível de hidrogênio, como também desafia algumas das regras fundamentais da indústria automóvel. Ele será um projeto open-source, que permite aos seus clientes, personalizar e evoluir o veículo e o seu conceito.
O mais incrivel é o seu tipo de “comercialização”. O Urban Car não será vendido na forma tradicional, e sim alugado por até 20 anos, com combustível e manutenção incluídos.
Segundo Hugo Spowers, responsável máximo pelo projeto, o Urban Car pesa apenas 350 kg e tem dimensões semelhantes às do smart Fortwo. A sua célula de combustível de 6Kw permite-lhe alcançar os 80 km/h e ter autonomia próxima dos 387 km.
O projecto Urban Car foi financiado por Sebastian Piëch, bisneto de Ferdinand Porsche. A data de seu lançamento não foi revelada e depende da implementação de uma rede de distribuição de hidrogênio. Seu aluguel mensal custará 237 euros.