Rumores afirmam que a versão RS da próxima geração do Focus, que está em desenvolvimento, poderá ter um motor turbo a gasolina e um motor elétrico no eixo traseiro. A versão RS para a próxima geração do modelo ainda não foi combinada pela Ford, mas o sucesso desta série especial garantiu um futuro sucessor.
Além disso, Derrick Kuzak, responsável pelo desenvolvimento global da Ford, confirmou no Salão de Genebra deste ano que a montadora norte-americana iria produzir um modelo global de alta performance, tendo como base a nova geração do Focus.
O modelo terá que ser mais potente que o RS atual. Por isso, a Ford usará um motor 2.0 turbo a gasolina, que já teriam começado a serem desenvolvidos. Já o motor elétrico deverá se localizar no eixo traseiro. Por ser pequeno, a localização não deverá afetar o espaço do Focus. A questão será as baterias. A partir dela, poderá ser determinada uma alta ou baixa autonomia para o modelo.
A preocupação da Ford em manter a tradição de uma versão esportiva de fato, com potência e especificações técnicas à altura, é grande. Por isso, espera-se que o novo Focus RS não faça um retrocesso. E com notícias sobre motores potentes, incluindo um elétrico, não poderia ser o contrário.