O Salão de Paris acabou no último dia 17, ou seja, 10 dias antes do Salão do Automóvel abrir suas portas. Uma das atrações da Volkswagen no Salão francês foi a nova geração do Passat, e a Volkswagen trouxe seu novo sedã a tempo de ser exposto em São Paulo.
O Volkswagen Passat 2011 veio equipado com motor 2.0 TSi de 211cv, controle de velocidade de cruzeiro adaptável (ACC), sistema de detecção de fadiga (que avalia o cansaço do motorista) e sensor de pressão dos pneus, o que pode dar uma ideia de como será a versão que será trazida para o país à partir do segundo trimestre de 2011, quando deve substituir a geração anterior por aqui. O Passat também apareceu na versão CC com kit R-Line, com adereços esportivos.
Outra atração que foi lançada neste ano na Europa é o novo Touareg. O SUV de luxo da Volkswagen está no Anhembi até o próximo domingo (7) em sua versão híbrida e comum. Ambos estão equipados com o motor 3.0 TFSI produz 333 cavalos de potência, mas o híbrido ainda conta com a ajuda do propulsor elétrico de 47cv para ajudar na economia de combustível.
Agora, a novidade que mais interessa à Volks por aqui é a nova geração do sedã Jetta. O modelo será lançado com motor 2.0 TSI de 200cv e o câmbio automático de 6 marchas de dupla embreagem (DSG), custando cerca de R$ 80 mil. Após o fim de produção do Bora, dentro de um ano, chegará ao país uma versão mais simples do Jetta equipada com o mesmo motor 2.0 flex aspirado de até 120 cavalos.
Como conceito a Volkswagen levou a Saveiro RockeT, uma versão preparada exclusivamente para o Salão equipada com motor 1.4 turbo, câmbio de 6 marchas, freios e suspensão reforçados, e rodas e pneus maiores, além de de diversos adereços externos, como o santoantonio que dá impressão de que a picape é um cupê. O interior, estilizado com detalhes em vermelho ganhou bancos esportivos do Golf R32. Ela chamou bastante a atenção do público, mas não será vendida.
Outro conceito que está no Anhembi é o L1. Com design futurista e espaço para apenas duas pessoas, ele tem seus 380 kg carregados por um motor 0.8 TDI de dois cilindros e 27 cavalos de potência no modo Eco ou 39 cavalos no modo Sport, e pelo propulsor de 14 cavalos de potência. Essa união resulta no ótimo consumo de 72,46 km/l.
Em seu stand a montadora alemã tem mais novidades para o mercado nacional. O Gol e o Fox BlueMotion chegam no início de 2011, com apelo ecológico da pintura à base de água, suspensão mais baixa para permitir menor resistência em relação ao ar, diferencial alongado, pneus de baixo atrito e econômetro, que junto com outros detalhes que ajudam o Gol a ser 8% mais econômico, e o Fox consegue 10%. Quem também apareceu com versão Bluemotion foi a Amarok cabine simples, que começará a ser vendida no Brasil em meados de 2011.
Você já escolheu o Melhor carro do Brasil? Clique aqui e vote!