Lendo o blog do jornalista Luís Perez vi mais comentários sobre uma propaganda da Hyundai-CAOA, aquela mesma empresa que sofreu a divulgação pública de sua postura em jornais e revistas, após desvios em 11 ações publicitárias. Talvez como resposta, a CAOA comprou 15 páginas de uma revista semanal de grande circulação, onde cultuou a ética da empresa.
Mas isso não vem ao caso. Na última semana a revista Autoesporte divulgou os ganhadores do prêmio Carro do Ano 2011, definido pelo voto de jornalistas especializados de todo Brasil. Como vimos o Utilitário do Ano foi o Kia Sportage. Mas a Hyundai usou dados de uma enquete feita com os leitores (que deveria estar neste link), uma novidade da edição desse ano e que não passa por auditoria, servindo apenas para interagir com os internautas, em uma peça publicitária (ao lado). Como se vê, para a Hyundai-CAOA o voto popular é o voto “legítimo”, e tido como a votação decisiva para o prêmio da Autoesporte, e sem consentimento algum da revista.
No voto popular os concorrentes eram o ix35, o BMW X1 e o Kia Sportage. Na peça publicitária o Kia Sportage é tratado como “todos os outros”. É a velha rivalidade entre a CAOA e o Grupo Gandini, representantes da Kia no Brasil. A Hyundai é dona da Kia, o Sportage e o ix35 compartilham a plataforma e a fábrica. Não parece uma briguinha de irmãos? Só falta aparecer o “papai” para dizer que há espaço no mercado para as duas. Quem perde é o consumidor, que termina ficando confuso…
Como disse Boris Feldman em seu blog, neste ano o prêmio Pinóquio de Ouro é da Hyundai