O Ford New Fiesta não é um carro de volume. Não no Brasil. Seu segmento - compactos premium - abrange modelos compactos de melhor qualidade, mais potentes e caros na mesma proporção, mas que nem sempre amplos como o brasileiro quer, o que não vai impedir a Ford de fabricar o Fiesta no Brasil a partir de 2013. E já após sua primeira reestilização.
O objetivo da Ford ao deixar de importar do México o Fiesta não é a redução do valor, mas sim deixar a fábrica de Cuauatitlán encarregada apenas da América do Norte. E ele não será fabricado em Camaçari (BA), de onde saem hoje o Fiesta Rocam e o EcoSport, mas sim de São Bernardo do Campo (SP) de onde sai hoje o Ka, a Courier (que morre em 2013) e seus caminhões, sob o investimento de R$ 800 bilhões.
A produção do “New Fiesta” no Brasil terá início em 2013, e segundo fontes ligadas à fabricante ouvidas por Novidades Automotivas, virá com novo visual, muito próximo do que foi visto no Fiesta ST Concept, apresentado em setembro no Salão de Frankfurt. Um pequeno face-lift, em que mudarão capô (que será vincado), faróis mais finos e grade frontal à Aston Martin, aderindo ao estilo que já pode ser visto no Focus ST e na minivan C-Max.
Isso significa que o compacto virá com nova frente, com capô vincado faróis mais finos e grade frontal à Aston Martin. Novas lanternas traseiras, com elementos saltados. Isso para o hatch, mas o sedã também acompanhará as mudanças. O interior não deverá mudar muito, assim como os preços.
Ka e Fiesta Rocam
O Ka, reestilizado em meados deste ano, e o Fiesta Rocam, que mudou no ano passado, permanecerão como estão até serem substituídos por um novo compacto. Global sim, mas não será um novo Ka como é esperado para o mercado europeu, mas sim voltado para mercados emergentes. Sua plataforma será derivada da usada pelo New Fiesta, mas este modelo será mais amplo que seu irmão de plataforma.
Por ter maior volume de vendas este novo compacto será fabricado em Camaçari (BA) fábrica beneficiada por um acordo com o governo baiano que isenta parte dos impostos dos modelos que saem de lá. O motor 1.0 EcoBoost fabricado lá mesmo deverá estrear neste modelo, e sem perder parte de sua tecnologia (turbo, injeção direta e comando de válvulas variável) como chegou a ser cogitado. Seu lançamento é previsto para 2014, acompanhado de uma versão sedã.
EcoSport
A apresentação da nova geração do EcoSport no Salão de Nova Déli, na Índia e simultaneamente para a imprensa brasileira, agendado para o próximo dia 4, será o primeiro acontecimento automotivo de 2012, mas o SUV Compacto ainda não aparecerá de forma definitiva. O modelo será apresentado em versão conceitual, apenas com a carroceria definitiva – que, aliás, não será muito maior que o modelo atual. Faróis, lanternas e para-choques, por exemplo, ainda não serão os definitivos. Vale ressaltar que no Brasil o EcoSport não terá nenhuma opção de motor EcoBoost disponível.
Colaborou Douglas Lemos