Após um saldo positivo em 2011, ano em que a Renault trouxe ao mercado, pelo menos, 12 lançamentos, incluindo a chegada do sedã Fluence e do Duster (acima). A marca promete pelo menos 7 lançamentos para 2012 e planeja atingir 6,5% da fatia do mercado, aumentando ainda mais sua participação que, neste ano, deverá fechar em 5,6% conforme previsões da marca. Para tentar cumprir seus objetivos, a francesa ampliará a capacidade de produção em São José dos Pinhais (PR) para 100 mil veículos anuais.
Com um investimento de R$ 1,5 bilhão para o período 2010-2015, a meta da marca é chegar aos 8% de participação no mercado até 2016 e, até lá, produzir ao menos 300 mil veículos por ano. Em 2011 a marca apresentou crescimento considerável. De janeiro à novembro a francesa registrou crescimento de 21,6% na comparação do mesmo período em 2010. Um valor 5 vezes maior ao do mercado total, que cresceu pouco mais de 4%.
Entre os lançamentos para o ano que vem, estão um compacto posicionado abaixo do Sandero. O presidente da marca no Brasil, Jean-Michel Jalinier, não entrou em detalhes sobre o compacto, mas descartou a vinda da adaptação de projetos europeus para o nosso mercado, o que nos leva a crer em uma solução à brasileira. Assim como fez com o sedã Symbol, a marca poderia apresentar uma nova solução usando a base do Clio vendido aqui, cuja ilustração acima sugere. Outro possível lançamento, é uma versão esportiva do Fluence, com um motor 2.0 turbo, como aponta a revista Car And Driver.
Fonte | Auto Esporte; Carros IG e Car And Driver