Volta a vigorar amanhã o decreto do governo que estipula um aumento de 30 pontos percentuais no IPI para veículos com menos de 65% dos componentes fabricado no Brasil (exceto Mercosul e México), o que representa um aumento de 28% em números reais. Essa medida é válida até o final de 2012, mas para 2013 o governo estuda a redução do IPI para carros nacionais.
A declaração partiu do Ministério da Fazenda nesta quarta-feira (14), mas o benefício contemplará apenas os fabricantes que se comprometam em ter determinadas fases de produção feitas no Brasil e promover investimento em pesquisa e desenvolvimento do país.
Para exemplificar o que acontecerá com os preços dos importados a partir de amanhã, tomemos como exemplo um modelo 2.0, sobre o qual incide hoje o IPI de 11%. Se nacional, 41,12% de seu preço é imposto. Se importado, hoje 48,72% de seu preço é imposto, sendo que, em tese, amanhã esta fatia representará 56,12% do preço, segundo cálculo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário). Mas, durante as últimas semanas fabricantes sinalizaram que não irão repassar ao consumidor todo esse aumento no preço.
Fonte | Folha