10 de nov. de 2009

Citroën apresenta C Zero, sua versão do i-MiEV

c_zero_02

Depois do Peugeot iOn, a parceria entre o grupo PSA e a Mitsubishi rende mais um derivado do japonês i-MiEV, desta vez com o logo da Citroën. As vendas deste novo compacto, batizado de Citroën C Zero, começam no último trimestre de 2010 no velho continente.

As especificações técnicas são as mesmas apresentadas pelos i-MiEV e pelo iOn, o que muda levemente é visual. O motor elétrico do C Zero desenvolve potência de 64 cavalos, com torque de 18,3 kgfm de maneira imediata, já que diferentemente do que acontece em propulsores a combustão os elétricos atingem o toque e a potência em qualquer rotação.

A autonomia de 160 km é garantida pelas baterias de lítio. Para carregá-las em tomada convencional são necessárias sete horas. O peso de 1.100 kg é obtido com a aplicação de matérias leves como alumínio e fibra de carbono, o habitáculo abriga quatro passageiros e o porta-malas leva 170 litros.

A lista de equipamentos é bastante generosa, com freios ABS, ESP, 6 airbags, dispositivo autônomo de chamada de emergência, ar-digital e direção eletro-hidráulica.