A Volkswagen lançou hoje, em São Paulo o novo CrossFox, que assim como o Fox, passou a seguir a nova tendência de design da VW. O CrossFox está mais moderno e discreto para o uso urbano, além de estar mais completo (o que refletiu em um aumento nos preços).
A parte frontal é apenas semelhante ao Fox, pois o para-choque é outro, desenvolvido especialmente para ele, com o auxílio do túnel de vento da Matriz na Alemanha, para ajudar na aerodinâmica. Os grandes faróis de neblina compensam a falta do quebra-mato, presente na antiga versão, com maior potência de iluminação.
Na lateral, o CrossFox ganhou um novo estribo e um novo adesivo que identifica o modelo. No teto, o rack trasnsversal foi substituído por um longitudinal, desenvolvido para dar mais eficiência aerodinâmica, e é possível instalar teto-solar, um opcional.
Na parte de trás, o estepe não é mais fixado na coluna C. Agora ele é fixado na estrutura interna do para-choque. Isso facilitou o acesso ao porta-malas, que agora abre para cima. Suas lanternas são iguais às do Fox, porém escurecidas.
O interior é igual – e não menos bonito – ao do Fox, mas os revestimentos de tecido possuem uma nova pagronagem. Os assentos são forrados por um tecido de alto relevo, e trazem a raposa – símbolo do carro – bordada, e em uma etiqueta na lateral dos bancos. Bancos de couro são opcionais e o banco traseiro corrediço é um ítem de série.
O único motor que equipa o modelo é o 1.6 VHT Total Flex que desenvolve 104cv, usado no resto da linha Volkswagen, acoplado ao elogiado câmbio MQ200, de cinco marchas. Segundo a Volks, com álcool, o Novo CrossFox vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos, e a velocidade máxima é de 175 km/h.
De série o modelo vem equipado com direção hidráulica, i-Sistem, trio elétrico, repetidor de seta nos retrovisores externos, banco traseiro deslizante e regulagem de altura e distância do volante, com preços partindo dos R$ 45.550. Com ar-condicionado, o valor salta para R$ 49.390.