Enquanto a Fiat está para lançar nesta semana a Doblò reestilizada no Brasil, na Europa, ela apresentou hoje a nova geração de sua multivan na versão de passageiros e na de carga. Mais bela, e com design assinado por Giorgetto Giugiaro, seus preços ainda não foram revelados, mas as vendas começam no final desse mês.
Essa geração substitui a que está para ser lançada por aqui, uma pena, pois além de ficarmos com praticamente o mesmo modelo que chegou por aqui em 2002, sem muitas mudanças, continuaremos a ter um carro estranho, e não esse europeu, cujo design segue a mesma tendência de estilo do Punto Evo e do Bravo.
As opções de motores recaem sobre 4 versões 1.3, um Multiair a gasolina(tecnologia que reduz consumo e emissões e ainda o deixa mais potente) e 3 versões a diesel (Multijet). O primeiro bloco, de acordo com a Fiat, gera 95cv, já os movidos geram 90cv, 105cv e 135cv. As opções de câmbio são duas, a manual e Dualogic, ambas com 5 marchas.
De série a nova Doblò conta com controle de estabilidade (ESP), freio ABS com EBD (distribuição da força de frenagem), airbags e sistema Hill-holder, que auxilia em arrancadas em subidas íngremes.