O estado de Goiás pode ganhar mais uma fábrica em seu estado. Após negociações frustradas com com a JAC Motors – que decidiu escolher a Bahia – o governo do estado está em tratativas, que parecem avançar, com a chinesa Lifan. A montadora do grupo Effa Motors, que já tem uma fábrica no Uruguai, pode fechar com o governo goiano e erguer sua fábrica na região centro-oeste.
A fábrica da montadora ficaria em Anápolis (48 km de Goiânia e 139 km de Brasília) e seria responsável pela produção do Lifan 320, conhecido por linhas inspiradas no britânico Mini Cooper, com a capacidade de 10 mil unidades anuais do modelo. O modelo que é fabricado no Uruguai chega ao Brasil custando R$ 29.980, e não vai sofrer aumento de IPI por ser produzido no país vizinho. O investimento total será de US$ 100 milhões na primeira das três unidades em que o grupo estaria disposto à investir no país.
O estado pode ter a chance de se tornar o polo automotivo da região, já que conta com unidades do Grupo CAOA (que produzem caminhões HR e o Tucson, da Hyundai) além da nipônica Mitsubishi, que produz os modelos Triton, Pajero Dakar, L200 Sport, Pajero TR4 e que deve receber um investimento de R$ 1 bilhão para os próximos cinco anos. Além dessas montadoras, a Suzuki deverá inaugurar no final de 2012 uma fábrica em Itumbiara (204 km de Goiânia) que ficará responsável por montar o jipinho Jimny.
Logo no início de 2012, o grupo espera reativar a planta amazonense, que fica na capital Manaus, que foi construída em 2009 e está parada por problemas de logística. A unidade, após a sua reativação, deverá trabalhar em regime de CKD (carros apenas montados, com peças vindas de outras unidades fabris) em alguns modelos do grupo. O terceiro forte investimento da marca no país ainda não tem local definido, mas deve ser responsável pela produção do hatch M100.
Fonte | MotorDream