26 de abr. de 2012

Eis o novo visual do JAC J2, que estreará no Brasil em agosto

3185
O Salão de Pequim foi um evento importantíssimo para a JAC, inclusive para adiantar os próximos planos da marca para o Brasil. O pequeno hatch, que já foi flagrado várias vezes no Brasil, deverá chegar em solo tupiniquim com o visual que você confere nestas fotos. As principais mudanças abrangem a dianteira, com nova grade, e na traseira, com um novo para-choque. O interior do modelo exposto também deverá se aproximar bastante da versão brasileira.

O J2 já havia aparecido no Salão de São Paulo de 2010, mas a unidade não tinha interior – já que o habitáculo seria alvo das principais mudanças em relação ao modelo chinês. Agora, o J2 chegará com leves mudanças, e bem próximo do Salão de 2012: especula-se que ele será lançado em agosto. Quanto ao preço, há algumas controvérsias. O modelo iria, segundo algumas fontes, custar entre R$ 26 mil e R$ 28 mil, preço de um March básico, mas a alta do IPI para carros importados deverá elevar o preço para R$ 34 mil.

3188
A dianteira terá uma nova grade, maior do que a anterior, tecnicamente responsável pelos problemas de refrigeração que o J2 pré-reestilização tinha, acompanhada de novos para-choques. O logotipo agora foi redimensionado para o capô. A traseira sofreu alterações leves. Com um novo para-choque, a área da placa  é envolta de uma moldura preta hexagonal e os refletores agora são circulares, acompanhadas de linhas fluidas, como se fossem objetos “perfurando” o vento. O design, no entanto, continua lembrando os compactos Citroën C1, Peugeot 107 e Toyota Aygo, inclusive nas maçanetas.

O interior, conforme mostrado na foto abaixo, conta com formas circulares predominantes no interior, desde o console central, que imita os carros da MINI – embora neste caso o campo circular concentre os comandos de ar-condicionado e rádio, ao contrário do da marca britânica, que concentra o velocímetro) – até as maçanetas das portas, que também lembram as do MINI Countryman. As saídas de ar lembram as do J3 e o volante, de três raios, é mais simples que o dos outros modelos, de quatro raios. Aparenta estar na média do segmento, a depender da qualidade da montagem. O câmbio automático/automatizado na foto não deverá equipar o J2.

 3187
Como de praxe em relação aos modelos da JAC, o J2 virá com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, airbag duplo e freios ABS, bem como rádio com CD Player e USB e dentre outros equipamentos. Porém, o porta-malas decepciona: você só poderá levar 100 litros, uma caixa de fósforos perto do porta-malas de um Mille. Esperamos, portanto, que o espaço interno tenha sido beneficiado. Isso mostra, claramente, que o J2 é um carro para jovens – e solteiros. Porém, a depender da política de publicidade da JAC, isso não afetará as boas vendas do hatch.

3186

Com informações da Car and Driver Brasil