As atrações que a Volvo levou para o Volvo Ocean Race justificaram nossa presença no evento. Lá estavam automoves e conceitos inéditos no Brasil, como o Concept Universe, apresentado no ano passado no Salão de Shanghai como um estudo de design, sem dados técnicos. A perua V60 também fez por lá sua avant-première no país.
O Volvo V60 chega em junho às lojas, e foi um dos modelos em exposição mais assediados pelo público, tanto na versão T5 com pacote R-Design, com seu motor 2.0de 240 cavalos, como na V60 Plug-in Hybrid. Esta versão teve sua produção em série confirmada em março durante o Salão de Genebra, e o presidente da Volvo Brasil, Paulo Solte, nos disse quando esta versão será lançada no Brasil: nunca.
O empecilho é a proibição de automóveis serem movidos a diesel no Brasil; caso deste híbrido tem um motor 2.4 diesel de 215 cv e 44 kgfm de torque associado a um elétrico de 70cv e 20 kgfm.
Solti ainda adiantou as intenções da fabricante sueca para os próximos meses no Brasil, mas isto e minha impressão do Volvo C30 Eletric, que pude guiar pelo centro de Itajaí, você confere no decorrer da semana.
* Viagem a convite da Volvo Cars.
Fotos | Henrique Rodriguez/Volvo