A Volkswagen antecipou ontem com o anúncio da linha 2013 de seus modelos nacionais o lançamento do Fox BlueMotion 1.6, terceiro Volkswagen com propósito de ser mais eficiente lançado no Brasil, após Polo BlueMotion e Gol EcoMotion. Hoje mais detalhes da versão foram divulgados.
A busca pela maior eficiência começa pela grade frontal superior, com aberturas mais estreitas, enquanto a grade inferior teve seu perfil nas laterais também alterado. Isto melhora a aerodinâmica do veículo. Os pneus 175/70 R14, associados a um aumento de para 36/34 PSI (dianteiro/traseiro) possibilitaram uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 23%, o que ajuda a melhorar o consumo, mas a suspensão teve seus amortecedores recalibrados.
Motor e câmbio também foram reajustados. O bloco 1.6 8v EA111 desenvolve 104 cv com etanol e 101 cv com gasolina agora trabalha com uma transmissão manual de relações mais longas, o que permite reduzir a rotação do motor em determinada velocidade e, consequente, reduzir o consumo e emissões.
Nos testes de consumo sob a norma NBR 7024, o Fox BlueMotion obteve a marca de 16,1 km/l (média ponderada, cidade/estrada, abastecido com gasolina), uma melhora de 12,7% em relação à versão normal que obteve 14,3 km/l. Quando abastecido com etanol, o Fox obteve neste mesmo ciclo a marca de 10,9 km/l, 12,6% melhor que a versão de série (9,7 km/l). O indicador digital de troca de marchas, instalado no quadro de instrumentos, pode ajudar o motorista a alcançar estes números caso ele respeite o momento ideal para trocas.
Apesar do apelo ecológico e azulzinho, o Fox BlueMotion cumpre o 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e tem velocidade máxima de 185 km/h (valores com etanol), não muito diferente das versões tradicionais. O valor é 3% maior, R$ 36.730 na versão de duas portas (inédita com o motor 1.6 neste pós-facelift) e de R$ 38.300 com quatro portas.