A Citroën divulgou hoje nota confirmando o que antecipamos com exclusividade na última terça-feira: o último Citroën Xsara Picasso saiu hoje das linhas de montagem da PSA em Porto Real (RJ). Em pouco mais de 11 anos 106 mil unidades da minivan foram montadas no Brasil. Na Europa o Xsara não é oferecido desde 2010.
Apesar de só ter recebido uma reestilização em toda a sua carreira, em 2007, o Xsara Picasso nasceu à frente de seu tempo, não apenas no design externo, mas também pelo interior, que abrigava instrumentos digitais e tinha seu espaço bem aproveitado pelas soluções de rebatimento dos bancos traseiros.
O modelo surgiu em 2001 com motor 2.0 16v de 118 cavalos e em 2004 passou a contar com 20 cv extras. No ano seguinte recebeu o motor 1.6 16v de 113 cv, único que vinha sendo oferecido desde 2010. Ao longo destes anos o Xsara teve sete séries especiais, que se deram por diversos motivos, como Copa do Mundo e até mesmo por vir com GPS e DVD.
A Citroën diz que o Xsara Picasso era seu modelo com maior índice de fidelidade dos clientes. Seu substituto natural foi o C4 Picasso, que chegou ao Brasil em 2009, mas se considerar os preços nota-se que caberá ao C3 Picasso substituir a minivan veterana.
Via | Terra