21 de mar. de 2009

Carros estarão mais caros à partir de outubro, por causa do sistema antifurto via satélite

 20050803101456g

Segundo os planos do governo, todos os carros vendidos no Brasil deverão sair de fabrica com um sistema antifurto, capaz de localizar o veiculo via satélite.

Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os veículos fabricados a partir de 01º de agosto de 2009 deverão ter o rasteador obrigatóriamente, nacionais e importados, exceto para os de uso bélico. Os dispositivos devem ser homologados previamente pela Agência Nacional de Telcomunicações (Anatel) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A idéia parece ser boa, mas o serviço, assim como o aparelho terão que ser pagos por nós na hora da compra. Um sistema que permite rastrear e bloquear o seu veiculo custa em média R$600, isso só o produto e instalação, porém, todo mês, deve ser pago a taxa de uso do sistema, algo em torno dos R$ 120,00. É impossivel que isso seja gratuito para os compradores.

Em relação ao rastreamento, a legislação proíbe a ativação sem o prévio conhecimento e autorização do proprietário do veículo. A ativação desta função não será obrigatória. Quem quiser o serviço terá de contratar uma empresa especializada em rastreamento e localização e pagar a habilitação.