Segundo os planos do governo, todos os carros vendidos no Brasil deverão sair de fabrica com um sistema antifurto, capaz de localizar o veiculo via satélite.
Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os veículos fabricados a partir de 01º de agosto de 2009 deverão ter o rasteador obrigatóriamente, nacionais e importados, exceto para os de uso bélico. Os dispositivos devem ser homologados previamente pela Agência Nacional de Telcomunicações (Anatel) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A idéia parece ser boa, mas o serviço, assim como o aparelho terão que ser pagos por nós na hora da compra. Um sistema que permite rastrear e bloquear o seu veiculo custa em média R$600, isso só o produto e instalação, porém, todo mês, deve ser pago a taxa de uso do sistema, algo em torno dos R$ 120,00. É impossivel que isso seja gratuito para os compradores.
Em relação ao rastreamento, a legislação proíbe a ativação sem o prévio conhecimento e autorização do proprietário do veículo. A ativação desta função não será obrigatória. Quem quiser o serviço terá de contratar uma empresa especializada em rastreamento e localização e pagar a habilitação.