Devido às vendas menores do que se esperava, de sua nova geração do Focus. A Ford está desenvolvendo uma outra versão de entrada para ele, a GL. Que é oferecida na versão antiga, que ainda se esncontra à venda, desde 2001. Assim, a versão GL do novo modelo, deverá ficar com o preço por volta dos R$ 51.000.
Ela deverá sofrer com a retirada de alguns ítens, como acontece com a antiga geração. São eles, os apliques cromados que passarão a ser pretos, as maçanetas externas que deixarão de ser pintadas, passando também a serem pretas, as rodas de liga leve, serão de aço com calotas e o motor será o 1.6L flex igual ao da geração anterior, que rende até 113cv de potência. As versões mais caras do Novo Focus, só possuem motores 2.0L à gasolina.
Por dentro o painel e o quadro de intrumentos não terão apliques metálicos e cromados, passando a ser completamente preto.
A opção GL estará nas versões hatch e sedã, mas não matará o Focus GL da geração antiga de imediato. Antes disso a Ford irá fazer uma análise entre as vendas do antigo em relação às do novo, cabendo a ela decidir se ele continua em definitivo ou apenas por mais alguns meses.
Logo após a nova geração do Fusion desembarcar por aqui, em março, será também lançada uma versão mais luxuosa para o Focus sedã, a Titanium, sendo superior à Ghia, e com preço na casa dos R$ 73.000. Com o lançamento do novo Fusion, a Ford colocou a versão atual em promoção. Aqui no Rio de Janeiro, é possivel encontra-lo, com preços de até R$ 71.000 (ano 2008/2008).