O estudante norte-americano Nicolas Stone, patrocinado pela Hyundai, desenvolveu o conceito ecologicamente correto das fotos. O projeto batizado de City Family Car 2020 é na verdade é uma espécie de planta. O carro utiliza a energia solar para se mover e libera oxigênio pela saída de escape, e não CO2. Em outras palavras, ele é capaz de fazer fotossíntese.
O visual do conceito está claramente no ano de 2020, como o próprio nome diz. O sistema de propulsão é curioso, porém usa tecnologias que estão em fase de testes no Instituto de Tecnologia de Massachussets, o MIT.
A energia captada pelos painéis solares transparentes que também iluminam o interior é levada até um tanque de água onde separa o hidrogênio do oxigênio. O hidrogênio abastece as pilhas do motor enquanto o oxigênio sai para o exterior. Apesar de surpreendente o projeto ainda está um pouco distante da realidade.
O oxigênio, além de ser liberado no ambiente, pode ser usado no interior do próprio veículo, garantindo um ar mais limpo para seus ocupantes. A verdade é que dificilmente em 2020 veremos algo parecido nas ruas. Quem viver verá, ou não.