A empresa de electricidade francesa, EDF, e a Toyota anunciaram um grande paço no que diz respeito à popularização dos carros híbridos, mas, serão por enquanto, funcionará em testes. Se trata, de usar estações de carga espalhadas pelas ruas de Estrasburgo, na França, para carregar cerca de 100 carros, que foram selecionados em um concurso de veículos de baixa emisão de poluentes, equipadas com baterias de íon de lítio. E serão cedidas em sistema de leasing, a um grupo selecionado de empresas da região de Estrasburgo, à partir do final deste ano, e por um período de três anos.
Este programa faz parte de um projeto global da Toyota, que também será lançado no Japão e nos EUA no final de 2009. O principal objetivo serás para a Toyota aprofundar a investigação da tecnologia híbrida e da performance dos veículos híbridos. Por sua vez, a EDF pretende testar e avaliar diferentes soluções operacionais para infra-estruturas de carga. Ambos os parceiros partilham o objetivo de aumentar o conhecimento e aceitação da tecnologia junto dos consumidores, preparando a comercialização em massa no futuro.
Os veículos vão utilizar um sistema de carga inovador capaz de assegurar um abastecimento seguro, que funcionará da seguinte forma: cada carro terá uma ficha de abastecimento, que traz todas as informações do carro e de seu dono, daí passa-se a ficha em um leitor, abastece-se o carro e logo depois a máquina emite uma factura da energia gasta, caso não seja pago, o carro não pode ser reabastecido.