A Mini reforçará a gama com um novo modelo de caráter mais prático, com carroçeria mais leve e motores menos poluentes. Segundo o site Autoexpress, o novo modelo deverá aumentar a versatilidade, devido às cinco portas, optando por uma solução convencional, diferente do que ocorre na versão Clubman (acima).
Este novo modelo será substancialmente diferemte do Mini “normal”, e terá proveito dos projetos desenvolvidos conjuntamente entre a BMW e a Fiat, que desenvolverão as novas versões dos pequenos Isetta e Topolino.
Com motor traseiro, este novo Mini utilizará elementos plásticos na carroçeria e materiais compostos, e alumínio nos chassis, de forma a diminuir o peso, consumos e emissões de poluentes. Além das opções a gasolina, a versão eléctrica também poderá ser realidade, com as baterias instaladas por baixo do habitáculo e com motores elétricos nas quatro rodas.
O construtor britânico já tem parte desta tecnologia em desenvolvimento no Mini E, modelo que se encontra em testes nas estradas americanas.