A FIA anunciou hoje(20) que está disposta a esperar até 2010 para introduzir um novo sistema de pontuação na Fórmula 1, depois de ter divulgado na terça-feira, que diversas alterações seriam feitas, já no campeonato que começa na próxima semana em Melbourne (Austrália). A noticia havia gerado polêmica, pois decidia atribuir o título de campeão, ao piloto que vence-se mais corridas.
As propostas vieram do Conselho Mundial da FIA, e foram questionadas por muita gente ligada à modalidade (pilotos, ex-pilotos, técnicos e diretores de equipes), incluindo a posição da associação de equipes de F1 (FOTA, em inglês), que hoje questionou a data das alterações aprovadas no início da semana, isso, a poucos dias do início do campeonato, e sem a aprovação unânime das equipes envolvidas. As equipas tinham proposto um sistema de pontuação que beneficiasse os primeiros classificados – 12-9-7-5-4-3-2-1 pontos para os oito primeiros de cada corrida, em vez dos actuais 10-8-6-5-4-3-2-1.
Um comunicado, divulgado pela FIA diz o seguinte, “Se, por qualquer razão, as equipes de Fórmula 1 não estiverem de acordo com o novo sistema, a sua implementação será adiada para 2010”
A temporada de Fórmula 1 começa no próximo fim-de-semana (27 a 29), com o GP da Austrália (Melbourne).