O Conselho Mundial de esportes Motorizados reuniu-se hoje em Paris e modificou o sistema de pontuação no Mundial de F1. A partir de agora, o piloto com mais vitórias será o campeão
O ano de 2009 na Fórmula 1 não só estará marcada por várias alterações aerodinâmicas e mecânicas nos carros que a disputam, mais também, por um novo modelo de atribuição do título de Campeão Mundial. A FIA, após reunião do Conselho Mundial de Esportes Motorizados, que terminou há pouco em Paris, divulgou ter sido aceita a proposta de atribuir o título mundial ao piloto com mais vitórias ao longo da temporada. Caso haja dois pilotos com o mesmo número de vitórias, é a pontuação acumulada servirá como fator de desempate.
No que diz respeito às outras posições, será o sistema de pontos a determinar a classificação de cada piloto. Este não sofreu alterações, uma vez que a proposta da Associação de Equipes de Fórmula 1 (FOTA) foi rejeitada.
Outra proposta rejeitada foi a da atribuição de medalhas aos três primeiros classificados de cada GP, ao invés de troféis. No campeonato de construtores nada se alterará.