A Tata lançou hoje, no mercado indiano, o automóvel mais barato do mundo, o Nano, que custará 100.000 rupias, ou US$ 1.979 (mais barato do que se pensava!). Que se destina à classe média indiana.
Apesar do seu preço de lançamento, prevê-se que o Nano possa ser lançado na Europa, em 2010 ou 2011, ao preço mínimo de 5.000 euros (sem contar com os impostos diferenciados para cada país), e com planejamento de chegar por aqui no mesmo prazo, tendo em conta os equipamentos obrigatórios exigidos pelas normas de segurança e de anti-poluição, segundo explicou Tata, no início de Março, no Salão do Automóvel de Genebra
A Tata aposta prioritariamente, no entanto, nos milhões de lares indianos da burguesia urbana e das famílias que anseiam por deixarem de se deslocar sobre duas ou três rodas.
"Tenho observado as famílias que viajam sobre duas rodas", explicou Hatan Tata, dono da marca, no ano passado. "O pai ao guiador de uma scooter, o filho sentado ao colo, a mãe agarrada atrás, segurando o bebé. Perguntei-me como conceber um meio de transporte seguro, acessível e para todos os gostos e bolsos."
Revelado ao mundo inteiro em Janeiro de 2008, o Nano conta com um motor de 624 cm3, sem ar condicionado, vidros eléctricos ou direção hidráulica. A versão europeia terá um motor um pouco maior e elementos de conforto e segurança ao nível do que é comum no segmento dos compactos. Uma versão virá para cá, provavelmente a européia, graças às novas leis do CONTRAN.