Finalmente a Tesla revela oficialmente seu novo modelo, o revolucionário sedan elétrico Model S. Por que revolucionário? Além de ser um sedan com estilo de coupé e elétrico, dependendo de como os bancos estão dispostos no espaçoso e modular interior do sedan é possível que sete ocupantes andem nele com segurança, sendo cinco adultos e duas crianças. As surpresas do modelo não param por ai.
O principal concorrente do Model S, quando esse for lançado, será o Fisker Karma, tão belo e imponente quanto o Tesla. Nos planos da Tesla estão produzir cerca de 20.000 unidades do modelo ainda no primeiro ano de produção. Com os prováveis apoios do governo americano o modelo deverá ser vendido nos EUA a partir de 49.900 dólares, cerca de 112 mil reais.
Em relação à dados técnicos, o modelo fará 0 a 100 km/h em cerca de 5,6 segundos. A velocidade máxima será de 193 km/h. Se você acha pouco fique sabendo que a transmissão possui apenas uma marcha para frente. Apesar disso em breve uma versão esportiva será lançada, superando esses números.
A autonomia será de 257 km, um número razoável, mas que pode passar para 370 ou 483 km, com pacotes adicionais de baterias. É preciso saber, porém, que essas baterias a mais vão influenciar muito no desempenho. O peso total do modelo é de 1730 kg e desses 545 kg são das baterias para 257 km de autonomia.
Em uma tomada de 220 volts são necessárias quatro horas para carregar as baterias. A Tesla disponibilizará um ponto de recarga de 440 volts para seus clientes, sendo que haverá um modo QuickCharge em que as baterias serão carregadas em 45 minutos. Segundo a montadora carregar o carro nos EUA custará 4 dólares.
As rodas serão de 21 polegadas e os pneus terão medida 245/35Z R21 na frente e 285/30Z R21 na traseira. Os freios são Brembo. Na frente são seis pistões e discos de 405 mm e na traseira quatro pistões e discos de 380 mm.
O interior é uma atração à parte. Os 2,96 metros de entreeixos (o comprimento é de 4,98 metros) deixam um ótimo espaço para até cinco adultos e duas crianças confortavelmente acomodados. Além disso, com o rebatimento dos bancos é possível transportar uma bicicleta de moutain bike, uma prancha de surf e uma televisão de 50 polegadas. Tudo ao mesmo tempo.
Os instrumentos do painel são totalmente digitais, controlados por telas de LCD. A maior dessas telas tem 17 polegadas. O sistema tem compatibilidade com tecnologia 3G para acesso à internet.
Nos Estados Unidos se estima que a garantia para o carro seja de 3 a 4 anos, já a das baterias será de 7 a 10 anos. As baterias novas custarão menos de 5.000 dólares segundo palavras do fundador da montadora.
Até o modelo ser lançado uma rede de locais para abastecimento e troca de baterias deverá ser montada. Quando ocorrerá o lançamento? Infelizmente os americanos terão que esperar até o terceiro trimestre de 2011 para ver o sedan circulando pelas ruas. A Europa também deverá receber o modelo, algum tempo depois.